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Foto do escritorVitor Hugo

Não busque LEADS para sua consultoria (até que tenha feito isto)

Atualizado: 15 de fev.

Qualquer consultor independente entende uma verdade importante:

Você não está apenas no ramo de consultoria. Você está também no ramo de marketing .

Sem marketing você não pode gerar conversas com clientes potenciais e, consequentemente, gerar receita. E sem receita, você não tem um negócio.

Mas o marketing é muito mais profundo do que gerar conversas com os compradores.

Gerar leads é uma parte importante do seu marketing.

Mas, a menos que você construa uma base para gerar os leads mencionados, eles não se desenvolverão em novos negócios.


Neste artigo, você aprenderá como construir essa base.

Você saberá o que deve fazer antes de gerar leads - de modo que, quando iniciar seus esforços de marketing, seus leads se desenvolvam em novos negócios.


A mentalidade de marketing de um consultor inexperiente

“Se eu tivesse mais leads ... ENTÃO eu teria um negócio de consultoria de sucesso!”

É assim que pensam os consultores inexperientes na área de marketing.

Eles acreditam que tudo o que precisam é de mais leads. Então, eles conseguirão mais clientes.

Eles estão certos sobre uma coisa - gerar leads e conversar com os compradores é fundamental.

Mas focar no volume dessas conversas é uma métrica enganosa.

O volume de leads para sua consultoria não significa nada, a menos que você tenha preparado o terreno para uma geração eficaz de leads e seja capaz de ganhar o negócio.


A geração de leads eficaz para consultores é construída sobre estes 4 fundamentos:

  1. Identificar seu cliente ideal

  2. Elaborar uma mensagem atraente

  3. Criar uma oferta estratégica

  4. Compreender a conversa de vendas significativa

Depois de colocar essas peças no lugar, sua estratégia de geração de leads será dez vezes mais eficaz.


Etapa 1: Identifique seu cliente ideal

O marketing e a geração de leads começam com a identificação do cliente ideal.

E não quero dizer em um nível superficial.

Quero dizer realmente entender quem é seu cliente ideal - bem como seus desejos, problemas e incertezas.

Identificar o seu cliente ideal é um exercício de qualificação. Os consultores de elite estão muito focados em quem eles atendem. Eles entendem que a maioria dos clientes potenciais não é uma boa opção.

Você quer saber informações básicas como ...

  • Indústria

  • Tamanho da empresa

  • Localização

  • Antiguidade

  • Cargo

E você também quer saber informações qualitativas como ...

  • Que problemas e dores eles estão enfrentando em seus negócios

  • Como será o futuro desejado

  • O que os impede de chegar lá

Quando você souber dessas informações, terá um entendimento muito melhor de seu cliente ideal.

Tudo em seu marketing começa aqui.

Este é um dos pontos mais trabalhados no Consultor 4.0, justamente o segundo dos sete passos que trabalhamos nesse método!


Etapa 2: crie uma mensagem atraente

Agora que você conhece seu cliente ideal, deve criar uma mensagem que intriga seu cliente ideal.

Se você executou a etapa acima corretamente, isso deve ser fácil. Você tem as informações de que precisa - você só precisa criar uma mensagem que chame a atenção deles.



Posso dar como exemplo uma descrição em meu perfil do Instagram. Ela não foi projetada para vender, mas sim para chamar a atenção do cliente ideal.

Uma mensagem convincente fará seus clientes ideais pensarem ...

"Como eles fizeram isso?"

Isso os deixa curiosos sobre como você pode resolver o problema deles - e obter resultados para eles. Isso os faz chegar até você.

Lembre-se - não armazene apenas sua proposta de valor em um pedaço de papel. Deve ser visível e consistente em TODO o seu material de marketing: seu perfil das redes sociais, site, etc.

Se seus clientes ideais não podem ver, então não funcionará para você.


Etapa 3: Crie sua oferta estratégica

Você já pensou em como realmente entrega seus projetos de consultoria?

Muitos consultores simplesmente “usam o estilo livre” em suas ofertas. Eles não colocam tempo suficiente para pensar em como torná-lo lucrativo.

Uma oferta estratégica ajuda a maximizar seu tempo, impacto e receita.

Se você deseja criar uma oferta de consultoria lucrativa, você deve aprender como ...

  • Empacotar seu serviço

  • Posicionar sua experiência

  • Dar valor ao seu projeto

  • Avaliar sua oferta

Uma oferta estratégica ajuda a escapar do aumento do escopo, evita trocar seu tempo por dinheiro e entrega o máximo valor aos seus clientes.


Etapa 4: gerando uma verdadeira CONEXÃO com seus futuros clientes


Você pode adquirir todos os leads que desejar.

Mas você sabe como guiar seu cliente potencial para descobrir o valor do engajamento por meio de uma conversa de vendas significativa ?

Do contrário, você terá problemas para transformar leads em trabalho de consultoria. E mesmo se você ganhar o negócio, vai acabar deixando muito dinheiro na mesa.

Não é segredo que as vendas são um desafio para muitos consultores. Mas, se você não conseguir vender, perderá muitos negócios.

Uma conversa de vendas significativa é quando você faz as perguntas certas para identificar o ROI e o valor do projeto.

Não se trata de fazer uma aposta. Trata-se de trabalhar junto com seu cliente potencial para que vocês dois entendam o valor que podem criar.

Se quiser aprofundar um pouco mais o tema “Como gerar conexão com seu cliente”, confira AQUI um vídeo rápido do especialista em vendas Thiago Gomes em nosso canal do Youtube.



Depois de uma conversa de vendas atraente, seu cliente em potencial está animado para trabalhar com você. Por quê? Porque agora ele entende que você pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos futuros desejados.


Etapa 5: Gere leads - incentive-os e faça o acompanhamento

Agora, depois de concluir as 4 etapas anteriores, você pode começar a gerar leads com confiança e aproveitá-los ao máximo.

Lembre-se, independentemente da estratégia de geração de leads escolhida, você deve nutrir e acompanhar seus leads.


Muito poucos de seus clientes estão prontos para trabalhar com você imediatamente.

Como consultor, manter-se atualizado é essencial . Quando seu cliente tem uma necessidade, seus cuidados e acompanhamentos ajudam você a se manter em mente para que eles o contratem.


Perceba que o avião percorre um bom trecho na pista antes de decolar. Então, procure se empenhar no monitoramento do processo até que a venda esteja concluída. Frequentemente, isso é o que é necessário para transformar um cliente potencial em um cliente pagante.


Etapa de ação: defina as bases de sua empresa de consultoria

Antes de pensar em gerar leads, dê um passo para trás e observe seu negócio de consultoria.


Faça a si mesmo essas perguntas ...

  • Eu sei exatamente quem é meu cliente ideal?

  • Tenho uma mensagem consistente que atrai a atenção e o interesse do meu cliente ideal e está presente em todo o meu material de marketing voltado ao público?

  • Tenho a experiência e a oferta que agregam valor ao negócio do meu cliente ideal?

  • Sei como conduzir uma conversa de vendas significativa, fazendo as perguntas certas?

  • Tenho uma proposta clara que me permita fechar mais negócios?

Até que a resposta a todas essas perguntas seja um "sim" confiante, não gaste todo o seu tempo na geração de leads.

Obtenha os fundamentos certos primeiro. Então você verá o real benefício de fazer geração de leads.

E, se você procura um sistema passo a passo comprovado para colocar essa base no lugar para seu negócio de consultoria, continue lendo...


O seu próximo passo


Pensando na necessidade que muitos consultores possuem em estruturar suas estratégias para dar os primeiros passos para conquistar mais clientes, temo o Consultor 4.0 com 06 módulos.


Módulo 01: Como projetar resultados mais expressivos através um modelo de negócio inovador e escalável

Módulo 02: Como identificar um nicho de mercado para gerar mais faturamento e não depender da remuneração por horas de trabalho

Módulo 03: Como adotar uma metodologia efetiva de abordagem através de uma ferramenta exclusiva de diagnóstico empresarial

Módulo 04: Como desenvolver uma

estratégia de marketing eficaz e sem sofrimento

Módulo 05: A nova abordagem comercial:

como criar uma máquina de vendas que funciona

Módulo 06: Quais ferramentas e metodologias você pode utilizar na sua consultoria



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