top of page
  • Foto do escritorVitor Hugo

Fazer o melhor com aquilo que você tem

Atualizado: 14 de fev.

Essa é a essência do processo dinâmico e criativo chamado EFFECTUATION criado por Saras Sarasvathy, professora da Universidade de Virgínia (EUA), e que compõe a base da metodologia utilizada na metodologia AEROPLANOS , um programa que tem ajudado muita gente a tirar suas ideias do papel. Você não pode prever o futuro, mas, com a orientação certa, pode ajudar a criá-lo com suas próprias mãos. Esse é um dos princípios do Effectuation, chamado Piloto de Avião - controle em lugar de tentar prever o futuro.

Talvez a grande maioria de nós sinta que não temos o controle sobre muitas coisas no momento. E isso não deixa de ser uma grande verdade!

Não podemos controlar as pessoas, pois elas tem a sua própria dinâmica. Nem mesmo se forem nossos funcionários. Eles no máximo estarão em nossa zona de influência. Não podemos controlar as leis, o tempo, a política. isso tudo está longe do nosso poder pessoal. Mas não quer dizer que tenhamos que ficar passivos, à mercê do destino ou ao sabor do vento.

Nosso grande poder pessoal é o de nos articularmos, através de redes colaborativas, exercitando nossas estratégias para influenciar pessoas a se unirem a nós em objetivos comuns.

Assim como o Piloto de Avião está, muitas vezes, fazendo uso do piloto automático, em tempos de turbulência ele precisa reassumir o comando e utilizar de sua experiência, paixão e todas as habilidades para tomar o rumo certo. Pois isso que nos faz sermos humanos.

E, nada mais apropriado para um bom piloto do que uma ótima aeronave, não é mesmo? Conheça mais sobre o RECONNECT e veja como ele pode ajudar a fazer seu negócio decolar!



10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page