Quando você tem dificuldade de conexão com o seu propósito, nada parece fazer sentido.
O primeiro passo para redirecionar ações na empresa é estar plenamente consciente do seu papel, do seu lugar no mundo. Mas, quando digo consciente, não me refiro apenas a algo que você SABE, mas principalmente o que você SENTE.
Há algum tempo, quando dava meus primeiros passos no estudo do empreendedorismo, me deparei com um professor que costumava dizer que uma das principais características de um bom empresário era o “tino empreendedor”. Ao perguntar o que significava isso, ele prontamente respondeu: Isso é algo que não se explica, você apenas tem!
Mais tarde, descobri que existe uma explicação sim, mas que não vem ao caso agora. O fato que quero destacar aqui é que grande parte desses grandes empreendedores simplesmente age conforme seu instinto, sem se preocupar em dar um nome para o que estão fazendo. Mas existe algo que os move – O PROPÓSITO e algo que os direciona – O OBJETIVO. Juntos, esses dois elementos superam barreiras que muitos consideram intransponíveis.
Vivemos hoje um momento de profundas mudanças em nossas vidas, geradas por um elemento externo que nem bem compreendemos ainda. Muitos sofrem de forma absurda ao precisarem mudar hábitos e reconectar com uma nova forma de fazer as coisas. E não percebem que a primeira fase desse processo é exatamente a reconexão consigo mesmo.
Essa foi a principal razão pela qual a metodologia do RECONNECT foi construída tendo como alicerce o autoconhecimento. Acredito que este é o primeiro degrau para a verdadeira transformação.
E sua empresa, tem um propósito?
O especialista em liderança Simon Sinek nos fala que líderes inspiram cooperação, confiança e mudança mediante propósito. E traz também o chamado “Golden Círculo” ou Círculo Dourado, no qual afirma que toda empresa sabe O QUE faz, pois está expresso em seus produtos e serviços. Grande parte delas sabe COMO faz, o que geralmente retrata seus diferenciais perante a concorrência. Mas apenas poucas delas sabem realmente PORQUÊ fazem, pois isso representa o seu propósito, retratado também pela Missão empresarial.
Não é de hoje que as empresas buscam, na estruturação de seu planejamento estratégico, a definição de Missão, Visão e Valores, fundamentais para a estruturação e direcionamento das ações de crescimento de uma Organização. Só que, muitas vezes, esses elementos acabam esquecidos num quadro na parede, ou pior, em um relatório dentro de uma gaveta que se perde ao longo do tempo.
Mas, será que sua empresa deve se preocupar tanto com essa questão? Vou lhe dar aqui alguns bons motivos pra isso.
O estudo da Korn Ferry mostra como organizações autênticas orientadas pelo propósito estão atraindo os melhores talentos e conquistando clientes.
A pesquisa aponta que 90% das pessoas que trabalham em uma empresa com propósito dizem se sentir mais motivadas, engajadas nas atividades.
Outra pesquisa, da Virgin Pulse, afirma que 77% dos millennials acreditam que cultura organizacional é tão ou mais importante do que salário e benefícios.
Nos últimos anos, empresas orientadas por propósito tiveram crescimento de 85%, segundo um estudo da Harvard Business School. Por outro lado, empresas sem um propósito definido reportaram queda no crescimento.
Percebeu a importância do Propósito?
Tanto para clientes como para a equipe, possuir um Propósito claro e definido ajuda no engajamento desses atores, facilitando o relacionamento com a marca, produtos e serviços.
Então ficam duas perguntas:
Será que suas energias não estão se dissipando em tentativas exaustivas na retenção de talentos, quando deveriam estar focadas na construção de algo que faça sentido para essas pessoas?
Seus esforços gerariam melhores resultados em campanhas de divulgação se fossem mais direcionados ao Valor gerado para seus clientes através do Propósito, do que um foco mais voltado à venda em si?
Não se preocupe em responder agora. Pense nisso e voe alto!
Vitor Hugo
Comments