Imagine que você está viajando por uma linda estrada, uma longa linha reta rumo a uma pequena cidade. Antes de sair, você traçou um mapa, abasteceu seu veículo, preparou sua bagagem e partiu. Mas, por fatores inexplicáveis, repentinamente o veículo começou a acelerar até atingir uma velocidade absurdamente alta, de modo que você agora mal consegue visualizar a paisagem. Sem perceber, você entra em uma bifurcação e a estrada agora é cheia de curvas acentuadas e você parece não ter mais controle sobre o seu veículo.
Talvez você, que é empresário, esteja tendo uma sensação muito parecida com essa no momento. E já não há mais tempo de ficar se perguntando se vale a pena ou não ingressar nessa nova economia. Você já está nela!
Mas isso não significa que está tudo bem. Você ainda precisa assumir o controle do seu veículo, ou talvez até mudar para outro tipo de transporte.
Ingressar na economia digital, não significa apenas criar um site, vender por e-commerce ou estar presente nas redes sociais. Importante não confundir digital com remoto ou automatizado, a chamada transformação digital vai bem além disso. É preciso compreender todo o contexto! E interagir com ele.
Então, aqui vão algumas dicas pra começar:
Faça um RAIO X da situação atual
Quais os pontos da sua gestão precisam ser trabalhados primeiro? Lembre que você não pode abraçar tudo de uma vez. Priorize!
Reavalie seus objetivos e propósitos
Antes de mais nada, defina o que faz sentido pra você, que tipo de vida você deseja para si e faça um plano de mudança pessoal. Mudar o seu modelo mental será essencial para viver nesse novo cenário. Seja o que for que vier pela frente, será necessário reaprender. Esqueça as velhas estratégias. Pilotar um avião é muito diferente de dirigir um automóvel. Mudam as competências, mas permanece a motivação, a vontade de superar desafios que só os verdadeiros empreendedores possuem.
Identifique qual oportunidade gerada por todo essa revolução cultural e tecnológica você pode aproveitar. Trabalhe com a perspectiva de Valor, Experiência, Prototipação e Aprendizagem.
Foco nas pessoas
Conheça melhor o perfil e a jornada de seus clientes e colaboradores. Lidere o engajamento na nova proposta.
Realinhe processos, produtos e serviços
Produto como solução, serviço como experiência. Busque mais eficiência em todos os processos. A partir de agora, a empresa terá que mudar seu foco, de produto para necessidade dos clientes; de processos para engajamento das pessoas; de controle para liderança. Construir COM os clientes e não PARA eles.
Ligue as turbinas
Prepare seus motores de vendas e comunicação. Planeje e monitore seu fluxo de caixa. Foque no valor entregue aos clientes
Faça acontecer
Busque parcerias, não financiamentos. Assuma a liderança do processo e acompanhe os indicadores de desempenho.
E aí, preparado para essa jornada?
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Aí é só apertar o cinto e boa viagem. Porque a beleza está na jornada, talvez mais do que no destino!
Vitor Hugo R. Gonçalves
CEO VH Consultores
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