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Consultoria em Transformação Digital para Empresas

Atualizado: 15 de fev.

A revolução digital é rápida e não espera pelo tempo de adaptação de cada um. Nas últimas décadas, as tecnologias digitais mudaram o mundo de muitas maneiras. A tecnologia que temos em nossos bolsos e em nossos pulsos prova que vivemos na era digital e vivenciamos a transformação digital diariamente. Segundo estimativas, cerca de 85% dos cidadãos dos EUA usam produtos com elementos digitais ou de IA todos os dias. E o Brasil está no mesmo caminho!


A crescente frequência com que as tecnologias digitais são usadas no dia a dia obrigou as empresas a se transformarem e se tornarem (parcial ou totalmente) negócios digitais. As empresas têm feito isso para melhorar a experiência geral do cliente, obter uma vantagem competitiva e acompanhar os avanços tecnológicos.


Desenvolver e implementar uma estratégia sólida de transformação digital é uma tarefa desafiadora. Para tornar as coisas muito mais gerenciáveis, as empresas (especialmente as mais tradicionais) estão optando pela ajuda de um consultor de transformação digital.


Há muito a considerar ao tomar a importante decisão de convidar um profissional externo para atuar no seu negócio. Certamente a empresa vai querer contratar alguém respeitável e experiente em quem possa confiar.


Então, o que faz um consultor de transformação digital?


O que a empresa deve procurar em um consultor para ingressar de vez na pegada da nova economia?


Tipos de Transformação Digital


Existem quatro tipos de transformação digital – modelo de negócios, processo de negócios, transformação cultural/organizacional e transformação de domínio.


Normalmente, vemos empresas focadas exclusivamente na transformação organizacional ou de processos, mas deixar de abordar o contexto na íntegra acaba deixando muito dinheiro na mesa.


Outra coisa importante a ser lembrada é que a transformação digital é multidimensional, o que significa que deve ser executada em conjunto – empresa e consultor.


O processo deve envolver uma pessoa responsável pela tecnologia e também o CEO, bem como as lideranças estratégicas e de negócios. Muitas empresas acreditam erroneamente que a jornada de transformação digital deve começar com a transformação cultural/organizacional. Ensinar a empresa a ser mais digital, ágil e priorizar a inovação é importante, mas foi demonstrado que as empresas que primeiro buscam iniciativas de transformação de negócios obtêm maior sucesso.



Transformação do modelo de negócios

digitalização

Diversas empresas decidem buscar a digitalização para superar seus modelos de negócios tradicionais. As transformações do modelo de negócios estão focadas em blocos de construção fundamentais de como o valor é entregue em um setor específico. Alguns exemplos famosos desse tipo de transformação são a reinvenção da indústria de táxi pela Uber, a remodelação da entrega de música pela Apple e a regeneração da distribuição de vídeo pela Netflix.



Transformação de processos de negócios

Processo de negócio

A atividade corporativa é principalmente focada em processos de negócios – APIs, análises, aprendizado de máquina, dados e outras tecnologias oferecem às empresas novas maneiras de reinventar seus processos de negócios. O objetivo de transformar os processos de negócios é reduzir os tempos de ciclo, diminuir os custos ou aumentar a qualidade. Por exemplo, as empresas implementam a automação de processos robóticos para agilizar as operações de back-office, como jurídica e contábil. Adotar tecnologia em áreas de processos de negócios está se tornando uma aposta importante porque pode criar valor significativo.



Transformação cultural/organizacional.

Cultura organizacional

Redefinir capacidades organizacionais, mentalidades, talentos e processos para o mundo digital é necessário para uma transformação digital completa e de longo prazo .


Organizações de alto nível reconhecem que o digital requer fluxos de trabalho ágeis, maior dependência de ecossistemas de negócios, tomada de decisão descentralizada e um viés de aprendizado e teste. Eles também tomam medidas ativas para trazer mudanças para suas empresas.



Transformação de domínio

Transformação de domínio

Nesta área, há uma enorme oportunidade, mas surpreendentemente pouco foco. A nova tecnologia está obscurecendo as fronteiras da indústria, redefinindo produtos e serviços e criando matrizes de concorrentes não tradicionais. Os executivos devem apreciar a oportunidade que essas novas tecnologias oferecem para abrir negócios além dos mercados que atendem atualmente. Assim, transformação de domínio pode criar mais valor para as Organizações.



O que faz um consultor de transformação digital


Educação e Habilidades


Assim como outros tipos de consultores, um consultor de transformação digital visa tornar os processos de trabalho mais tranquilos. O que é específico da transformação digital é que os consultores trabalham para aprimorar os componentes tecnológicos de uma organização. Eles avaliam onde a tecnologia deve estar e/ou onde ela já está implantada para fornecer melhores produtos/serviços e aprimorar a experiência do cliente.


Suas habilidades essenciais são aptidões técnicas. Os consultores de transformação digital têm experiência com diferentes linguagens de programação, como SQL, C++ ou Java, além de programas de planilha e processamento de texto. Além disso, eles têm experiência em integração corporativa e gerenciamento de sites, o que significa que eles conhecem CSS e HTML. Os consultores de Transformação Digital também têm habilidades de pensamento crítico que os ajudam a resolver problemas técnicos e melhorar o desempenho do aplicativo. Eles são excelentes comunicadores que proporcionam uma experiência excepcional ao cliente. Os consultores também têm um senso de adaptabilidade porque precisam acompanhar as tecnologias novas e emergentes.

Consultor

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Papéis e responsabilidades


Um consultor de transformação digital analisará a infraestrutura de uma organização e encontrará lacunas no serviço para encontrar maneiras de melhorar seu desempenho técnico. Eles estão focados em aumentar o desempenho de uma empresa, bem como atingir metas estratégicas de longo prazo. Os consultores de transformação digital podem trabalhar diretamente para uma empresa de consultoria ou como contratados independentes. Eles colaboram com vários departamentos e trabalham com pessoal técnico, pessoal de marketing digital, gerentes de produto e pessoal de serviço. Esses consultores também precisarão construir um relacionamento com a administração da empresa para obter aprovação das recomendações que eles fornecem sobre os melhores processos de trabalho da empresa.



Criando um roteiro de transformação digital


Os consultores de transformação digital são responsáveis ​​por desenvolver e implementar um roteiro de alto nível para a transformação digital de seus clientes. Este roadmap (baseado no conceito de arquitetura de negócios) é composto por quatro etapas:


  1. Avalie a situação interna e externa

  2. Desenvolva a estratégia e avalie seus impactos nos negócios

  3. Arquitetar uma solução de negócios

  4. Estabeleça iniciativas e implante a solução


Cada uma dessas quatro fases compreende seis atividades que podem se sobrepor, mas é essencial mantê-las em ordem sequencial.


1. Avalie a situação interna e externa


# Analisar tendências e forças externas. Um consultor de transformação digital ou empresa de consultoria digital analisa tendências e forças externas para listar fatores específicos e mais amplos que influenciam a empresa. Fatores mais gerais incluem fatores ambientais, legais, tecnológicos, sociais, econômicos e políticos. As características típicas incluem o ambiente externo que afeta diretamente a estratégia e as operações da organização, como rivalidade competitiva, ameaça de produtos e serviços substitutos, barreiras à entrada de recém-chegados, poder do cliente, poder do fornecedor, etc.


# Identificar e priorizar as necessidades e desejos dos clientes . Identificar as partes interessadas, entender suas necessidades e priorizá-las é o próximo passo. As necessidades atendidas e não atendidas dos clientes sempre têm uma prioridade mais alta.


# Analisar tecnologias adequadas para apoiar a melhoria da experiência do cliente . O próximo passo é entender todo o espectro da tecnologia digital e identificar as mais promissoras. Os consultores escolhem a tecnologia com base nas necessidades dos clientes e nas capacidades da organização que precisam ser aprimoradas.


# Analisar o negócio atual e o modelo operacional . Este modelo deve ser analisado com o objetivo de atender as necessidades dos clientes. O modelo de negócios mostra como o valor é criado, capturado e entregue. O modelo operacional explica a criação do modelo de negócios (como os recursos estão conectados para criar valor ).


# Analisar a cultura e o potencial de mudança . Os consultores de transformação digital precisam entender a cultura organizacional, motivação, competências, sistema de recompensa e seu potencial para se ajustar à nova realidade do uso da tecnologia digital. Eles são responsáveis ​​pela gestão da mudança, que é um dos pilares da transformação digital efetiva.


# Mapeamento e mapeamento cruzado de domínios arquiteturais estendidos . Os consultores mapeiam cada domínio para identificar a relação entre eles.


2. Desenvolver a estratégia de negócios e avaliar seus impactos


# Definição de cenários de negócios . A incerteza é sempre uma parte do esforço de planejamento. Os consultores de transformação digital de negócios desenvolvem cenários com vários graus de probabilidade para ajudar a administração a perceber o futuro potencial da empresa de maneiras alternativas.


# Definição de tecnologias a serem utilizadas e segmentos de clientes-alvo.


# Desenvolvimento do modelo de negócio desejado.


# Desenvolvimento de um sistema hierárquico meta/objetivo . Toda a hierarquia meta/objetivo deve ser mapeada para que a empresa entenda sua estratégia.


# Analisar objetivos e impacto da arquitetura de negócios .


# Analisar a arquitetura de negócios e o impacto da arquitetura de TI .


3. Arquitete a solução de negócios futura


# A hierarquia meta/objetivo e o modelo de negócios futuro são a base sobre a qual toda a arquitetura de negócios futura deve ser mapeada e mapeada. O consultor de transformação digital está lá para ajudar a visualizar a arquitetura de negócios futura .


# Desenvolver a cultura organizacional do futuro e as práticas de pessoas .


# Projetar a estrutura organizacional futura .


# Projetar a cadeia de valor futura e decompô-la em processos detalhados .


# Visualizando a arquitetura de TI futura .


# Analisando a transformação do estado atual e do estado de destino .


4. Estabeleça iniciativas de transformação e implante a solução


# Definir cada iniciativa de transformação digital com base nos objetivos . Os consultores de transformação digital ajudam a fazer escolhas específicas para atingir cada um dos objetivos pré-definidos da hierarquia meta/objetivo.


# Priorização de iniciativas .


# Definição de KPIs e criação de critérios de medição imitativos .


# Estabelecer um plano de projeto. O consultor traduz cada iniciativa em um plano de projeto que define o cronograma, pessoas envolvidas, escopo, objetivo, riscos, etc.


# Monitorar o progresso, implantar medidas corretivas e avaliar o nível de sucesso . O consultor de transformação digital avalia o desempenho da jornada de transformação e a comunica a todas as partes interessadas. Isso é feito no final do processo. No entanto, todos precisam entender que este não é o fim da jornada de transformação. É mais uma parada no caminho para a transformação de longo prazo.


Conclusão


Uma estratégia digital abrangente fornecerá às empresas informações valiosas que não estavam disponíveis durante o tempo dos sistemas legados. Também trará processos operacionais mais eficientes e poderá abrir novas fontes de receita. Consultores experientes em transformação digital e empresas de consultoria em transformação digital podem desenvolver e implementar estratégias digitais abrangentes para seus clientes. Além disso, eles podem comunicar o valor da estratégia digital aos líderes da empresa e delinear os benefícios exatos.


A transformação digital pode parecer esmagadora, vaga ou assustadora, mas dar pequenos passos na direção certa já é um bom começo.


Caso queira se aprofundar um pouco mais no assunto, acesse nosso e-book sobre o tema.


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