top of page
  • Foto do escritorVitor Hugo

Consultores sem TEMPO: 05 desafios comuns

Atualizado: 15 de fev.

Gerenciar corretamente a agenda e encontrar tempo para se manter atualizado, atuar nos projetos e gerenciar o negócio de consultoria tem sido cada vez mais um grande desafio para os consultores empresariais na economia 4.0.


Além do esforço para buscar e adquirir todo o conhecimento necessário a sua área de especialidade, os consultores precisam ainda de tempo para pensar estrategicamente o negócio, aspecto esse que tem sido negligenciado por boa parte dos profissionais.


Como especialista em estratégia, confesso que eu mesmo já fui refém algumas vezes dessa grande armadilha. Trocar as horas de trabalho pelo pagamento dos boletos que vencem no final do mês nunca foi uma atitude muito sábia, pois não sobram horas (nem neurônios) para projetar COMO sair dessa arapuca.


Durante um bom tempo, convivi com a desculpa “confortável” de que só temos 24 horas no dia. E exatamente aí que está a questão: a forma como você utiliza essas horas faz toda a diferença.



Trabalhos que não são exatamente sua expertise são ladrões de tempo;

Horas a fio desperdiçadas em posts que não farão nenhuma diferença nas redes sociais também roubam seu tempo;

Consultorias customizadas sob demanda, busca incessante por conteúdo para suprir essas demandas e, principalmente, meu próprio modelo mental de fazer as coisas de uma determinada maneira foram fatores que também contribuíram para o mau uso do tempo.


Compartilho a seguir como melhorei essas dores de TEMPO. Espero que sirva de inspiração para você!


  • Foco: foquei, estreitei, foquei mais e estreitei ainda mais. Dizer NÃO se torna fácil com o foco e o nicho bem definidos. A cada 6 meses, eu reavalio o foco do meu trabalho.


  • Automação: estudei automação de marketing até compreender o que é necessário e o que não é necessário fazer. A maioria dos meus processos foi automatizada e eu terceirizo muito trabalho. Mas continuo aprendendo sempre.


  • Produtividade: Foquei muito em desenvolver as melhores abordagens de consultorias produtizadas possíveis. Ao empacotar meus serviços através de metodologias e ferramentas, também mostro claramente minha área de especialização de uma maneira fácil de entender.


  • Gerenciamento de conteúdo: estou trabalhando com um calendário de conteúdo detalhado para planejar e organizar os próximos 2 a 3 meses de meu conteúdo e tenho utilizado bastante da I.A. para me ajudar com as ideias.


  • Mentalidade: Com as metodologias organizadas consigo liberar tempo para o desenvolvimento e estratégias de negócios e busco continuamente por melhoria de mindset, ganhos de produtividade, sistemas e processos.


Em um mundo onde clientes de serviços de consultoria esperam um perfil de especialista classificado como 5 estrelas, fácil de encontrar, como subir ao topo dos resultados de pesquisa no Google?


Se você não investir uma quantidade substancial de tempo para se posicionar como uma autoridade AGORA, então, em 3 a 5 anos, ninguém encontrará sua experiência na internet.


Com base em várias pesquisas na rede, cheguei a uma lista de cinco razões bastante comuns pelas quais os consultores não acreditam que têm tempo para desenvolver seus negócios.


Vou falar de cada uma delas em detalhes e dar alguns exemplos de como liberar tempo para obter mais resultados na atividade de consultoria.


Os cinco desafios mais comuns dos consultores que não têm tempo


1. Você não consegue dizer 'Não'.


Como grande parte dos consultores não possui uma receita previsível, isso geralmente se resume a um caso de aversão a riscos e até mesmo medo de perder.


Os consultores temem que, se se limitarem a um nicho e disserem "não" a clientes em potencial, perderão negócios e perderão novas oportunidades.


Como resultado, em vez de serem extremamente precisos em seu posicionamento, eles estão tentando mostrar experiência em muitas áreas e aproveitar qualquer oportunidade remotamente relacionada que surja em seu caminho.


Isso não apenas os deixa sobrecarregados e desorganizados, mas também confunde totalmente seus clientes com um posicionamento duvidoso.


Minha Abordagem: Aprendi a dizer 'Não'.


Se você continuar dizendo 'sim' para tudo porque tem medo de perder oportunidades ou apenas quer ser legal com seus clientes existentes, nunca terá tempo para reformular seu negócio.


Foi isso que aprendi da maneira mais difícil ao longo de anos: o ambiente está repleto de oportunidades, e cada oportunidade parece um atraente desafio de negócios que você precisa enfrentar. Dizer 'não' sempre parecia rendição ou covardia.


Se você precisa dizer 'Sim' para pagar as contas ou garantir o pagamento do seu bônus (ou, mais provavelmente, para aliviar sua ansiedade sobre pagar as contas ou atingir as metas), posso entender o estresse que você enfrenta. Eu experimentei as mesmas ansiedades em meus primeiros anos de consultoria.


Pelo menos 60% dos consultores com quem tenho contato não tem a percepção de que dizer sim para tudo (basicamente vender tempo por dinheiro) não é a melhor maneira de se orgulhar de seu trabalho e os está esgotando a longo prazo.


É por isso que continuei me desafiando a dizer 'NÃO' a qualquer coisa que estivesse fora da minha área de especialização restrita.


Parei de perseguir o próximo cliente, aceitei que poderia ganhar menos de vez em quando para poder liberar tempo para expandir o negócio. E foi dedicando mais tempo para a estratégia de negócio que consegui reestruturar toda a minha operação. Então, faz sentido pra você?



2. Você não está usando automação de marketing como deveria.


Muitos consultores estão extremamente ocupados, pois o trabalho com o cliente vem em primeiro lugar, e não têm (ou não conseguem) tempo para estudar automação de marketing, então eles têm muito pouco conhecimento sobre o que é possível nesse campo.


Quase todos os consultores que conheço têm algum tipo de ambição de se tornar um especialista, mas a maioria deles também considera o desenvolvimento de negócios como 'algo que farão entre um projeto e outro'.


Conheço muitos consultores que consideram o marketing uma atividade secundária, uma distração irritante que os desvia do 'trabalho real'.


Infelizmente, se você quer levar a sério o crescimento do seu negócio de consultoria e começar a atrair seus clientes ideais de uma forma mais consistente e previsível, você terá que se familiarizar com o marketing online. Não há escapatória!


Afinal, somos todos consultores empreendedores. E os empreendedores adoram expandir seus negócios!


Muitos colegas já conhecem a lógica da automação de marketing online, mas poucos colocam em prática. Existem muitos produtos que podem ajudar a automatizar mídias sociais, e-mail, CRM ou marketing de conteúdo, para citar alguns.


A automação de marketing pode liberar tempo e energia valiosos.


Você provavelmente se encaixa em uma dessas duas categorias: ou está gastando MUITO tempo com marketing que traz pouco resultado, enlouquecendo para postar em todos os canais de mídia social - ou, inversamente, nenhuma atividade relevante nos canais digitais.


Tenho a mais profunda convicção de que, se você não instalar sistemas de marketing eficientes, repetíveis e consistentes, será superado rapidamente por muitos outros profissionais que estão começando a dominar o marketing on-line.


Sem a automação online, você nunca alcançará os mesmos resultados e perderá muito tempo.


Por exemplo: ter que compartilhar conteúdo de forma consistente é uma tarefa muito mais fácil de criar em lotes totalmente automatizados e pré-agendados, em vez de começar do zero todos os dias.


Minha abordagem: estudei automação de marketing on-line e faço parcerias com agências digitais e especialistas para dividir essa carga.


A automação me economiza muito tempo na atividade de consultoria. Sim, levou muito tempo para aprender os prós e contras e configurá-lo. Mas, uma vez feito isso, pude dedicar meu tempo ao desenvolvimento de meus negócios e à minha vida pessoal.


Mas mesmo com minha dedicação e estudos completos de automação de marketing on-line, ainda tenho pessoas para me ajudar a executar essa tecnologia. Eu sei que não posso fazer ou saber tudo.


Além disso, automatizei as seguintes atividades para ganhar o máximo de tempo possível:


Site: estou usando a plataforma WIX. Combina CMS (site) com CRM, gerenciamento de conteúdo, geração de leads, gerenciamento de mídia social, análise da web e mecanismo de pesquisa otimização.


Gerenciamento de mídia social: Faço parcerias com colegas de Agências Digitais. As postagens são agendadas semanalmente e são parte integrante do meu calendário de conteúdo.


Automação de Marketing: Utilizo a plataforma RD Station para gerenciar o fluxo de LEADS das Landing Pages e automatizar o envio de e-mails.


Talvez você não tenha compreendido muitos dos termos ou nomes que eu utilizei aqui, mas acredite: um dia eles também eram uma dor de cabeça para mim!



3. Você está sofrendo com serviços de consultoria personalizados


Muitos consultores ainda fornecem serviços altamente personalizados em vez de uma metodologia padronizada e têm medo de mudar para abordagens altamente padronizadas.


Mesmo que se concentrem em um único domínio de conhecimento, eles ainda podem ter dificuldade em agrupar esse conhecimento em um sistema fácil de vender.


Como resultado de não ter um sistema empacotado, esses profissionais correm o risco de ofertarem um serviço de consultoria altamente personalizado, gerando trabalho operacional/de implementação difícil de dimensionar. Em vez disso, deveriam pensar em ofertar um trabalho padronizado, estratégico, melhor remunerado e orientado para geração de valor, muito mais fácil de escalar.


Oferecer serviços altamente personalizados é esteticamente muito atrativo, tanto para nós como para os clientes. Mas acaba se tornando um dos piores ladrões de tempo que você pode imaginar. Isso realmente me esgotou no passado e também foi imensamente difícil reverter essa espiral descendente.


Além disso, pode confundir seus clientes - a maioria das empresas gostaria de VER o que você pode oferecer a eles. Além disso, empacotar seus serviços traz um visual melhor do que desenvolver opções personalizadas desde o início.


Minha abordagem : Transformei meus serviços atuais em pacotes padronizados para liberar mais tempo para o desenvolvimento de negócios. E fiquei surpreso ao perceber o quanto podem ser versáteis, mesmo no formato produtizado. Ao empacotar meus serviços, também mostro clara e deliberadamente minha área de especialização!


Se você deseja crescer e escalar seu negócio, precisará parar de vender seu tempo. Pense duas vezes (ou 10x) antes de continuar na rota personalizada e concentre-se em métodos que possam ser replicados. Não fale sobre implementação - concentre-se em sua experiência estratégica ou de diagnóstico.


Ao empacotar seus serviços de maneira inteligente, você pode multiplicar o número de vezes que está vendendo sem adicionar mais pessoas à sua equipe, aumentando assim sua receita e margens. Esse é um ótimo caminho para gerar Receita previsível.


Uma das principais razões para empacotar seus serviços é que é mais fácil explicar e vender serviços empacotados e/ou produtizados porque eles têm maior valor percebido.


Envolver seus serviços em pacotes inteligentes torna mais fácil para o seu cliente entender o que você está oferecendo. Como resultado, sua experiência e autoridade se tornam muito mais visíveis.


Aqui estão mais alguns benefícios de economia de tempo de empacotar um serviço que aprendi ao longo dos anos:


  • Reduziu o tempo gasto explicando o serviço e o preço;

  • Reduziu o tempo que os clientes gastavam na tomada de decisão;

  • Reduziu o tempo perdido devido à desvios do escopo de implementação, típico de abordagens customizadas - gastando muito mais horas do que o planejado e extremamente difícil dar pushback ao cliente);

  • Resolveu problemas de forma repetível, economizando tempo, o que também levou a um melhor reconhecimento de padrões, aprofundando assim a aprendizagem;

  • Reduziu o tempo para treinar e alinhar membros da equipe, no caso, freelancers ou colegas que estavam me apoiando em meu trabalho;

  • Reduziu o tempo total que passei trabalhando em contas de clientes, liberando tempo para o desenvolvimento de negócios.


A criação de pacotes padrão para serviços de consultoria me ajudou a sair do ciclo mortal de tempo por dinheiro e recuperar horas valiosas para trabalhar no crescimento do meu negócio.


Mais uma lição importante: declarar publicamente sua experiência em sua embalagem também ajuda no posicionamento, no foco, a dizer não a outro trabalho, a desenvolver mensagens e conteúdo de marketing corretos, definir preços e planejamento financeiro, apenas para citar alguns.


Sempre me surpreendo com quantos consultores afirmam ser especialistas, mas conscientemente evitam declarar isso publicamente (por exemplo, em seu site).



4. Falta de direcionamento na produção de conteúdo


O Google construiu o conceito de relevância. Se você fizer uma pesquisa no Google para encontrar uma solução, o Google fornecerá as respostas mais relevantes para essa solicitação de pesquisa. Como consultor, você só aparecerá nos principais acessos se o Google o considerar relevante.


Na verdade, o Google está constantemente incentivando os especialistas a se especializarem cada vez mais e faz isso enfatizando a importância de expertise.


Como você pode se tornar cada vez mais relevante para o Google? Ao produzir consistentemente conteúdo de alto valor sobre seu trabalho, sua abordagem, seus processos empacotados, seus estudos de caso (sucessos e fracassos), suas descobertas de pesquisa, etc.


Quer você goste ou não, a gestão de conteúdo deve ser uma prioridade para evitar que você se torne irrelevante. Se você é um 'consultor de commodities', corre o risco de comprometer o desenvolvimento de seus negócios futuros!


Você não obterá tráfego sólido em seu site e, consequentemente, seus contatos passam a depender exclusivamente de seu networking. Mas as pessoas atualmente estão com cada vez menos tempo para esse tipo de contato, inclusive nós consultores. Se essa é sua única fonte de geração de negócios, então prepare-se pra ver seus contratos diminuírem nos próximos anos.


Você deve se destacar e ser visto como uma autoridade! A pergunta é: você está dedicando tempo consistente para planejar seu conteúdo futuro?


Se você for como a maioria dos consultores que conheço, a resposta provavelmente é 'Não'.


Minha abordagem : Trabalho com um calendário de conteúdo detalhado para planejar e organizar os próximos 2 a 3 meses de meu conteúdo e conto com alguns especialistas para me apoiar.


Existem muitos equívocos comuns sobre quanto tempo realmente leva para desenvolver o conteúdo de qualidade, e a resposta final é: leva MUITO menos tempo do que você pensa.


Se você planejar os próximos 6 meses de conteúdo, poderá ter uma ideia melhor para onde sua estratégia está indo a partir de uma perspectiva de conteúdo. Planejar seu calendário também ajuda você a atingir a Etapa 2 acima, automatizando seu marketing.



5. Você não tem uma estratégia de tempo.


Quando você não tem uma estratégia de tempo, é como se estivesse correndo em uma esteira o dia todo, mas indo a lugar nenhum. Isso reflete sua falta de planejamento


Sem definir adequadamente seu horário de trabalho, você ficará à mercê de sua caixa de entrada, de seus telefonemas, suas redes sociais e de sua lista de tarefas - e não terá a estrutura que seu dia precisa para ser o mais produtivo possível.


Minha Abordagem : organizo meu trabalho ao máximo para liberar tempo para o desenvolvimento de negócios e estou em sempre em busca por ganhos de produtividade, sistemas e processos.


Muita gente fica surpresa quando ouve sobre 'ter uma estratégia de tempo'.


Escutei durante toda a minha carreira que consultor de sucesso é aquele com a agenda cheia. Bem, quero dizer que discordo profundamente dessa afirmação. A menos que você queira se tornar um escravo do seu próprio trabalho, é bom começar a pensar em deixar tempo livre na agenda. Seja para pensar na sua estratégia de crescimento ou simplesmente para desfrutar de suas conquistas. E sempre existe a possibilidade de aparecerem projetos interessantes de última hora! Esses tendem a ser mais rentáveis em função da urgência.


Muitos consultores têm a mentalidade de “não há tempo suficiente para desenvolver meu negócio”.


Será que isso é realmente verdade ou apenas uma crença limitante?


Muitas vezes você encontra soluções interessantes apenas modificando sua forma de pensar. Seu cérebro reage de acordo com as mensagens que recebe. Se você tem uma mentalidade “sem tempo”, ele acabará acreditando nisso. Experimente pensar: “como faço para criar mais tempo para que eu possa trabalhar, por exemplo, marketing de conteúdo para o meu negócio?”


Se você acredita firmemente que não há tempo suficiente no seu dia, essa será a sua realidade. Se, em vez disso, você começar a olhar para o problema de forma criativa e encontrar espaços de tempo em seu dia, ficará mais motivado a fazer uma revisão completa de sua mentalidade.


Tornar-se uma autoridade no que você faz não é tão complexo. É uma questão de mudança de modelo mental seguida de ação!


Quando um consultor me pede algum tipo de direcionamento, minha primeira pergunta é: Qual é sua meta/ambição e sua perspectiva de 3 a 5 anos?


Fico impressionado com a quantidade de empreendedores que ainda não tem essa clareza. Mas que fique registrado aqui que sem isso ninguém consegue evoluir de forma consciente.


E a expansão da consciência se dá quando você dedica tempo a isso. Não é uma coisa casual, é preciso ter intenção.


Conclusão


Sem priorizar seu crescimento e visibilidade, seu trabalho de consultoria pode estar em risco em 3 a 5 anos. Outros profissionais estão investindo tempo para se tornarem autoridades e, portanto, mais relevantes nesse novo ambiente digital.


Entre alertas em seu celular, um ataque interminável de e-mails, o cachorro precisando ser levado para passear e inúmeras outras coisas, é fácil se distrair no mundo de hoje.


Se você realmente deseja desenvolver seu negócio, terá que se livrar da mentalidade viciosa que lhe diz 'não tenho tempo para conquistar mais clientes'. Existe um ciclo perigoso de consultores muito ocupados que não tem tempo para prospecção e especialização, o que os torna cada vez mais ocupados.


Falo mais sobre esse assunto no curso online CONSULTOR 4.0 – você pode conferir o conteúdo no botão abaixo.


Claro, isso se você não estiver sem tempo!




Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page